CASE blog e
rede sociais
O Mundi é um comparador de passagens aéreas e hotéis. Ao invés de pesquisar em vários sites para encontrar as melhores opções, você pesquisa no Mundi, e o site mostra tudo em uma só página.
O que foi feito?
Lá em 2016, eu lembro que o Globo Repórter, que passava sexta-feira, ia fazer uma matéria sobre Fernando de Noronha. Eu sabia que isso ia gerar uma curiosidade natural em quem estava assistindo. Então eu preparei um blogpost bem detalhado sobre quanto custava viajar para lá.
As pessoas assistiram na TV, pesquisaram no Google e encontraram meu artigo usando o termo "quanto custa viajar para Fernando de Noronha"
Foi um boom de acessos, e até amigos de amigos vieram comentar que leram meu artigo no Google. Foi quando me senti famosa pela primeira vez =)
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O blog trouxe excelentes resultados e era muito bem visto na empresa.
Por ser a responsável pelas Redes Sociais por muitos anos e também por CX, estive conectada com o público diretamente, e entendia suas dores e a forma de comunicação.
Logo, conseguia responder dúvidas básicas que poucos players se davam ao trabalho de fazer. Alguns exemplos:
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cartões de embarque;
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como fazer check-in;
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como comprar passagens no débito;
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comprar no boleto;
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etc.
E outro grande case foi o blogpost sobre Como Viajar com Animais de Estimação na GOL, AZUL, LATAM e AVIANCA.
Ele chegou a aparecer em primeiríssimo lugar por bastante tempo, antes mesmo da própria GOL.
E até hoje, 04/06/2023, figura na primeira página de resultado do Google, mesmo sendo um post de sete anos atrás.
E o post do KAYAK, que eu viria a escrever alguns anos depois sobre o mesmo tema, figura um resultado acima.
Trabalho empático e diferenciado
nas Redes Sociais
Trabalhar com viagens é muito bom, mas geralmente está atrelado a sonhos, o que torna um assunto um pouco delicado, pois é fácil as pessoas se frustrarem ou não entenderem de cara a proposta da empresa ou da promoção vigente.
Pensando nisso, meu trabalho nas redes sociais sempre foi voltado a trabalhar em duas frentes principais: o de inspirar a viagem e o de ensinar a viajar.
A inspiração era gerar conteúdo sobre lugares, comidas, pontos turísticos, curiosidades, eventos, fenômenos. Tudo que a pessoa encontraria naquele local para se divertir, relaxar, realizar uma vontade.
Nós tínhamos dois públicos bem definidos: o que estava começando a viajar de avião (ou que queria começar), e os que já eram passageiros frequentes e nos usava como hack.
Como disse anteriormente, não era todo player que tinha paciência de pegar na mão para ensinar a viajar. E eu acredito que esse era o grande diferencial de Conteúdo e Redes Sociais do Mundi.
A minha dedicação era gigantesca neste sentido. Dava o passo a passo, ensinava detalhadamente e, principalmente, nunca deixei de responder ninguém.
Case Bônus:
ter economizado 2-3 horas de trabalho diários automatizando processos
Nossa equipe era enxuta, especialmente depois de duas reestruturações, e a parte de CX (que eu cuidava) vivia com a fila cheia. Era normal passar pelo menos 4/5 horas respondendo e-mails com dúvidas de usuários.
Então criei um cluster com os assuntos que eram mais abordados, desenvolvi materiais para o blog (que eu também cuidava) sobre aqueles temas, e fiz os templates dos e-mails para cada assunto já com o link do blog, e um pequeno resumo no corpo do e-mail.
Isto é, colocando o usuário no centro, e ao dar uma resposta imediata no corpo do e-mail, já aliviava a ansiedade dele. Ao passo que poderia ter muito mais profundidade na resposta através do blog. E o blog em si ranqueava pelo número de cliques, além das buscas.